FAÇA DELICIOSAS CONSERVAS NATURAIS E NUTRITIVAS(SEM ADITIVOS E SEM CONSERVANTES)

Limpeza dos Vidros

 Lave bem os vidros de boca larga ou garrafas. Para esterilizá-los, use uma panela grande. Tenha o cuidado de colocar no fundo um tábua fina, serrada  no diâmetro da panela, e se possível com um pano grosso dobrado sobre ela. Depois disso, arrume dentro da panela os vidros e encha-os com água fria ou morna. Leve-os ao fogo para ferver. Depois de ferver por uns 5 minutos, cada vasilhame estará esterilizado. Ferva também as tampas. Use vasilhame quentes para alimentos quentes, e  frios para alimentos frios, afim de evitar o choque térmico e a  possível quebra desses recipientes. Depois que os vidros estiverem cheios e fechados, ponha-os novamente na panela com o fundo forrado com um pano, e água quase quente para outra fervura, de modo que fiquem bem lacrados. Ao retirá-los da fervura, reaperte as tampas e guarde-os em caixa de papelão, fechando-as em seguida para formar vácuo.

Conserva de Palmito

Imagem

Descasque o palmito até chegar ao miolo mole, ferva o vidro e a tampa conforme orientação acima. Corte o palmito em pedaços iguais e coloque-os no vidro. Prepare água com limão e sal a gosto. Coloque a salmora no vidro até cobrir os pedaços, deixando uns 2 cm abaixo da tampa. Feche os vidros e aperte bem as respectivas tampas. Coloque os vidros numa panela com água morna e deixe-os ferver em banho maria por aproximadamente 40 minutos. Retire os vidros da panela e reaperte as tampas. Arrume os vidros numa caixa de papelão, fechando-a em seguida

Conserva de Couve-flor

Imagem

Corte a couve-flor do tamanho desejado e ponha numa panela com água e sal. Quando começar a ferver, apague o fogo deixando a couve-flor ainda crua. Escorra e arrume as flores da couve-flor no vidro. Prepare água com limão e sal a gosto e encha o vidro até cobrir as flores, tendo o cuidado de deixar livre uns 2cm abaixo da tampa. Feche os vidros apertando bem as tampas e coloque-os na água morna. Deixe ferver em banho-maria por aproximadamente 15 minutos. Tire os vidros e reaperte as tampas. Coloque-os numa caixa de papelão, fechando-a em seguida. Observação: Siga o mesmo processo para fazer conserva de cenoura, vagem ou outro legume.

Conserva de Pêssego

Imagem

   Use de preferência o pêssego duro de cor amarela, próprio para conserva. Lave os pêssegos e corte-os ao meio. Torça as duas parte cortadas com as mãos até separar, Uma parte fica com o caroço e a outra não. Pegue a parte em que ficou o caroço w passe uma colher de sobremesa por baixo dele, dos dois lados, até que saia totalmente. Em seguida tire a casca fina da fruta. Lave o pêssego, ponha-o numa calda de açúcar cristal e deixe-o em fogo brando até quase abrir fervura. Tenha cuidado para não deixa-lo ferver. Coloque em vidro pré-aquecido arrumando a parte externa da popa do pêssego para o lado de fora, no interior do vidro.Ponha a calda até cobrir o pêssego. Feche o vidro com  a tampa e aperte bem para que fique lacrado. Ponha-o em banho-maria e deixe-o ferver por 10 minutos. Coloque os recipiente numa caixa de papelão, fechando-a em seguida. Observação: Pode-se usar pêssegos de mesa, com ou sem caroços.

Conserva de Abacaxi

thAA6BGYJR

  Descasque o abacaxi, corte-o em rodelas e retire o miolo duro. Ponha as rodelas numa panela com pouca água, açúcar cristal(ou mel) e deixe ferver levemente. Coloque os pedaços num vidro pré aquecido e cubra com a própria calda todas as polpas. Feche os vidros de modo que suas tampas fiquem bem ajustadas e ferva-os em banho-maria por aproximadamente 15 minutos. Coloque-os numa caixa de papelão, fechando-a em seguida

Fonte: Viva Natural(Pgs 324,325)

 

Produtos Naturais de Qualidade - Compre na Riqueza Natural!

Anúncios

Sobre circulovital

Sou uma pessoa simples e que adora a simplicidade Gosto de motivar as pessoas a buscarem aquilo que realmente faz sentido em suas vidas. Criei este blog para partilhar ideias e experiências sobre alimentação natural e hábitos saudáveis. Sua visita muito me honra. Muito obrigado.
Esse post foi publicado em Culinária Natural. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s