VOCÊ SOFRE DE GASTRITE, ÚLCERA OU TEIMOSITE AGUDA?

Imagem

Como eu sofri durante vinte anos com esse problema, me considero habilitado a falar sobre o assunto e também fazer algumas sugestões para aqueles que padecem desse mal e querem se verem  livres definitivamente dele.

Problema de estômago  é um dos males da minha família. Meu pai partiu muito cedo em decorrência de uma úlcera. Foi operado, porém, não seguiu a risca as recomendações médicas vindas a ter sérias complicações mais tarde resultando                                                                    INÍCIO

 Eu comecei a sofrer de dores de estomago aos 24 anos. No inicio eram queimações horríveis. Para complicar ainda mais, eu fumava e costumava beber aos finais de semana. A primeira crise séria que tive foi em uma manhã de agosto de 1991. Cheguei ao trabalho com uma sensação de estomago cheio, fui para o banheiro e coloquei tudo para fora. Quando olhei para o vaso e vi aquele líquido escuro pensei que era o café que havia tomado e para minha surpresa e espanto, era sangue. Fiquei pálido, tinha total desconhecimento sobre meu problema. Pronto, vou morrer. Depois disso, crises e internações viraram rotina em minha vida.

                                                        TEIMOSIA

Todo teimoso sofre. Era só melhorar um pouco e lá estavam eu abusando da alimentação, frituras, comidas condimentadas, refrigerantes, sem falar dos incômodos com família e trabalho. Na realidade, eu vivia enxugando gelo.  Quando melhorava, abusava e, assim vivia patinando.  Eu estava combatendo a somente o efeito e não, a causa.

                                                         CAUSAS

  A gastrite aguda é provocada pelo abuso de álcool ou remédios, já a crónica tem como a sua causa principal, o stress, o tabaco ou o café. Mas existe uma bactéria que é chamada de Helicobacter pylori, esta bactéria está presente na água e nos alimentos, que poderá ser demasiado violenta para com o estômago e eventualmente ser uma causa da gastrite.

                                                   FIM DO SOFRIMENTO

Bingo! Eliminando-se a causa, cessam-se os efeitos. No último exame, foi detectada a bactéria H pylori em meu estômago. Entretanto mesmo com todo medicamento que me foi receitado para eliminar esse vilão eu ainda continuei com o problema. Tinha outros fatores à sem combatidos como o estres e a forma de alimentação errada. Foi então que eu busquei mudar de hábitos e a simplificar mais a minha rotina. Mudei minha forma de ver a vida e também a minha alimentação. Há quatro anos eu eliminei esse sofrimento.

                                                                 DICAS

Muitos medicamentos para tratar do estômago causam efeitos colaterais sendo um deles o ressecamento e prisão de ventre, entretanto com pequenas mudanças é possível evitar todos esses transtornos. Somos responsáveis pela maioria das doenças que debilitam nossa saúde. Resultado da negligência e teimosia.

Cigarro e bebidas alcóolicas. Elimine o tabaco e o álcool. São dois elementos nocivos altamente prejudiciais ao estômago, à saúde e ao bolso haja vista, o preço do cigarro e bebidas.

 Alimentação. Adote o hábito de consumir alimentos mais naturais possíveis. Elimine os produtos enlatados, embutidos, frituras, lanches fora de casa etc. Procure alimentos amigos do estômago como mamão, banana, suco de couve, chá de hortelã, assados etc.

Estres. Na vida tudo passa. Não faça tempestades em copo d’água. Não brigue ou se preocupe com coisas  pequenas. Procure acalmar sua mente com práticas de relaxamento, meditação, exercícios. Faz um bem enorme em geral.

São atitudes simples e que trazem grandes benefícios. Está em suas mãos erradicar o mal ou continuar sofrendo com eles. Todo esse conjunto pode evitar  consequências maiores que é a evolução para um quadro crônico até um intervenção cirúrgica. Você decide.

Edison C. Gonçalves

Sobre circulovital

Sou uma pessoa simples e que adora a simplicidade Gosto de motivar as pessoas a buscarem aquilo que realmente faz sentido em suas vidas. Criei este blog para partilhar ideias e experiências sobre alimentação natural e hábitos saudáveis. Sua visita muito me honra. Muito obrigado.
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

